Medo de Fogo Estranho

03 outubro 2016





Em uma conversa com um conhecido sobre o efeito da combustão em aterros sanitários da cidade, causada por emissão de gases, fiquei sabendo que este fenômeno também pode ocorrer em cemitérios, o que a ciência denomina “fogo-fátuo”. Isso pode ocorrer quando a decomposição produz dois gases: metano e fosfina. Com o aumento da concentração desses gases e da pressão, eles vazam por pequenas frestas e entram em contato com o oxigênio, o que produz uma chama azulada que dura poucos segundos.E se você pensou em correr, caso este fogo apareça quando estiver em um velório, saiba que isso pode tornar o fenômeno ainda mais “dramático”, pois com o deslocamento brusco do ar o fogo tende a mudar de direção e isso dará a impressão de que ele está te perseguindo. Mas, agora que você já sabe que não se trata de nenhum efeito causado por fantasmas ou alma penada, tenho certeza que, caso aconteça, você estará bem mais tranquilo.

E analisando essa situação é fácil perceber como o conhecimento da verdade pode nos libertar. Quando desconhecemos o funcionamento das coisas, o processo de construção ou a ciência por trás de um fenômeno, temos a tendência de demonizar ou santificar algo com facilidade. Isso ocorre com frequência quando assistimos um show de mágica, por exemplo. O fato da explicação estar além do nosso alcance, meros espectadores, induz, não raras vezes, a afirmação que o mágico tem pacto com o demônio. Outra técnica que chama a atenção e amedronta muita gente é a hipnose. Se uma pessoa aparece na TV ou no Youtube hipnotizando alguém, repreendemos em nome de Jesus, porém, se um líder religioso usa as mesmas técnicas no púlpito, atribuímos ao Espírito Santo.

Para evitarmos conclusões precipitadas, crendices infundadas, misticismos, temores, escravidão intelectual e religiosa, precisamos buscar conhecimento. Há muito tempo o cristão é visto como aquele que possui uma fé cega, burra e condicionada. Porém, como afirma John Stott: “Crer é também pensar”. É necessário que busquemos conhecimento da Bíblia, para alimentar nossa fé e conhecimento a respeito do nosso relacionamento com Deus e com os homens, mas também, é essencial que os conhecimentos políticos, científicos e sociais estejam em pauta em nossas vidas. Caso contrário ficaremos reféns de lendas e temerosos com qualquer fogo azul que brota do chão.

N’Ele que tem o amor que lança fora todo o medo.

Junio Oliveira
Conheça meu canal no youtube: https://goo.gl/P2kaD3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.