A maior viagem da nossa vida

13 novembro 2017

O ano está acabando e muitas pessoas já estão se preparando para a tão esperada viagem de férias. Muitos vão pro litoral desfrutar das belas praias do Brasil, uns vão para casa de parentes queridos que não veem há bastante tempo, outros vão para o exterior, enfim, são inúmeros destinos que são programados para um belo descanso de um ano cheio de trabalhos e estudos.
Dias antes da viagem, devemos nos preparar para que não nos falte nada nos dias que estivermos fora de casa. Precisamos arrumar nossas malas com roupas, produtos de higiene pessoal, alimentos e outros itens de necessidades básicas. Além de arrumar as malas, é preciso fazer uma revisão no carro ou comprar passagens para chegar até o destino final. O mais importante, é estar no horário do embarque para não correr o risco de ficar pra trás. E quando chegar no lugar programado, é só desfrutar da beleza do local e das pessoas querias que fizeram tanta falta nesse ano que passou.

Na nossa vida espiritual ocorre da mesma forma. Devemos estar preparado para o dia da nossa maior viagem, o dia em que o Filho de Deus voltará a esse mundo e buscará os que o aceitarem como seu Salvador. O meu verso favorito é João 14, do versículo 1 ao 3, que diz assim: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas, se assim não fora, eu vô-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, Eu voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também”. Como é confortante saber que em meio a um mundo decaído, cheio de guerras, fome, catástrofes, crises e outros males, podemos ter a certeza de que tudo terá um fim, pois esses são os sinais que indicam que a vinda de Cristo está muito próxima! (Mateus 24: 6-7,10). Por essa razão devemos nos preparar todos os dias, buscar a nossa salvação diariamente, pois, “ninguém, nem os anjos do Céu e nem o Filho, sabe o dia que virá a essa terra nos buscar, somente Deus!” (Mateus 24:36).

Lembra da viagem que falei no início? Para que possamos habitar junto com Cristo nas mansões celestiais, devemos nos preparar assim como fazemos quando vamos viajar. Todos nós somos pecadores, estamos em um mundo de pecado e nossa tendência é cometer erros e mais erros. Como alguém pode ir morar com Cristo possuindo tantos erros e falhas? Aqui estão alguns passos que a bíblia nos trás para que possamos preparar nossas malas e estarmos prontos para a maior viagem de nossa vida:

1º – Antes de seguirmos qualquer passo, devemos primeiramente aceitar Jesus como nosso Senhor e Salvador (Atos 16:31; 4:12).

2º – Devemos reconhecer que somos pecadores e reconhecer que erramos (muito!). Saber que estamos errados é o primeiro passo para o arrependimento. Devemos nos arrepender de qualquer mal que tenhamos feito para que nossos pecados sejam perdoados (Atos 3:19) por Deus e isso só é possível porque Cristo derramou seu sangue na cruz para nos salvar!

3º – Depois de arrependermos de nossos pecados devemos confessá-lo a Deus, o único capaz de perdoar nossas transgressões (1 João 1:9).

4º – Seguir os mandamentos de Deus não é um fardo para aqueles que o amam. A fé é o maior atributo para que sejamos salvos (Gálatas 3:11). Os mandamentos de Deus é como um espelho, que nos mostra a sujeira que o pecado nos deixa. É através de Sua Lei, que possamos saber onde erramos e qual caminho devemos seguir. Guardar as leis de Deus é uma demonstração de amor de um filho para o Pai. O quarto passo se resume em seguir os mandamentos de Deus (Mateus 19:16,17).

5º- Ser batizado é uma demonstração ao mundo e a Deus de que o velho eu está morrendo, os velhos costumes, as velhas manias, os nossos hábitos pecaminosos, ficam para trás. É uma declaração de que estamos dispostos a deixar a velha vida, para nos tornarmos uma nova pessoa em Cristo!(Aliás, Jesus também foi batizado para nos dar o exemplo, leia Mateus 3: 13-17). “Aquele que crer e for batizado, será salvo” (Marcos 16:16).

6º- Após todos os passos serem concluídos, nossa caminhada não termina por aqui! Isso deve ser repetido todos os dias – lembre-se, a salvação é algo que devemos buscar diariamente! Devemos ser perseverantes, em oração na busca de salvação e também muito estudo da palavra de Deus. Se você não sabe por onde começar a estudar a palavra de Deus, procure alguém tenha conhecimento sobre a bíblia para te orientar na sua caminhada cristã. Há um site que envia estudos bíblicos gratuitamente para sua casa, você não paga nada! Acesse: www.biblia.com.br, faça seu cadastro e peça seu estudo. É ótimo para quem está iniciando ou quer aprofundar seus conhecimentos. Devemos perseverar! (Mateus 24:13).

Muitos tem medo de estudar a bíblia por conta desse assunto tão maravilhoso, que é o motivo de irmos a igreja, adorarmos a Deus, na esperança de habitar em um mundo “sem morte, sem dor, sem luto, sem sem pranto, pois todas as lágrimas do nossos olhos serão enxugadas” (Apocalipse 21:4). Imagine que o mundo é um imenso avião ou um Uber gigante. Bem confortável, espaçoso, não da vontade de descer.
Mas, nem o Uber e nem um avião é nossa casa, assim que chega no destino, temos que descer. Assim é esse mundo que vivemos, tão aconchegante, confortável, cheio de coisas atraentes aos nossos olhos, pessoas que amamos, mas temos que ter em mente de que esse mundo não é o nosso lar, não fomos feitos pra ele. Deus fez o homem para viver eternamente e Ele nos promete tornar essa vida eterna possível!

Prepare suas malas! Não sabemos quando vai ser, então esteja preparado, pois iremos fazer uma viagem incrível, a maior viagem de nossas vidas e quando chegarmos no destino, poderemos desfrutar do lugar maravilhoso, das pessoas maravilhosas e face a face com Jesus e a todo momento contemplar a Glória de nosso Deus! Medite nessa canção e enquanto Ele não vem, persevere e tenha fé! Que Deus vos abençoe e Maranata!