Estudo: Oração - O que é e Por que Orar?



O que é orar?
Oramos para falar com Deus, para termos um relacionamento com o Pai, oramos, pois, sem a oração não temos força na caminhada cristã, Jesus sempre orava, orava dando ações de graças orava em momentos difíceis, orava intercedendo.

Mas Ele retirou-se para o deserto para orar.”  Lucas 5:16

“A sua fama, porém, se divulgava cada vez mais, e grandes multidões se ajuntavam para ouvi-lo e serem curadas das suas enfermidades. Mas ele se retirava para os desertos, e ali orava.”  Lucas 5:15-16
”Agora pela manhã, tendo levantado muito antes da luz do dia, ele se foi e partiu para um lugar solitário; e lá ele orou.”  Marcos 1:35
“E quando Ele despediu as multidões, Ele subiu a montanha sozinho a fim de orar. Agora quando a tardinha veio, ele estava lá só.” Mateus 14:23
 "E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão". Mateus 14.19
 "Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram.  Chegando ao lugar, ele lhes disse: “Orem para que vocês não caiam em tentação”.  Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar: Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”. Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia. Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão. Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza.  “Por que estão dormindo?”, perguntou-lhes. “Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!”Lucas 22:39-46

Jesus orou, “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.” João 17:24.

Eu tenho lido o livro “A Oração muda as coisas?” do autor R.C. Sproul e logo no começo do primeiro capitulo ele diz:

“Qual é o alvo da vida cristã? É a piedade resultante da obediência a Cristo. A obediência abre as riquezas da experiência cristã. A oração motiva e nutre a obediência, colocando o coração na mentalidade apropriada para desejar a obediência”

Por que orar? É um mandamento?

Podemos ver na bíblia muitos versículos falando sobre a oração, alguns dos que me chamam mais a atenção são os que o Senhor Jesus nos manda orar, e nos ensina:

Mateus 26:41 "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. "
Lucas 22:40 "E quando ele estava no lugar, ele disse-lhes: Orai para que não entreis em tentação."
E Lucas 22:46 "E disse-lhes:" Por que vocês dormem? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação. "

Aqui podemos ver não só que Jesus mandava orar, mas nesse caso ele nos manda orar para não cair em tentação, porém em algumas passagens Jesus ensinava sobre a oração através de parábolas:

Então lhes disse: "Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele à meia-noite e diga: ‘Amigo, empreste-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer’. "E o que estiver dentro responda: ‘Não me incomode. A porta já está fechada, e meus filhos estão deitados comigo. Não posso me levantar e lhe dar o que me pede’. Eu lhes digo: embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar. "Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. "Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! "  Lucas 11:5-13

Se você continuar lendo vai perceber que Paulo em suas cartas as igrejas ele manda que orem, e não somente Paulo, na carta de Tiago vemos que ele também incentiva a orar:

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
Efésios 6:18
Orem continuamente.
1 Tessalonicenses 5:17
Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
1 Coríntios 14:15
Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.
1 Timóteo 2:1-2
Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.
Romanos 8:26-27
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
Tiago 5:16
Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores. Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.
Tiago 5:13-14

Citando R.C.Sproul: 
“ A oração é para o Cristão o que a respiração é para a vida, mas nenhum outro dever cristão é tão negligenciado”
“Alguém pode orar e não ser um cristão, mas alguém não pode ser um Cristão sem orar”
“A Oração é o segredo da santidade – se santidade, de fato, tem algum segredo”

Respondendo as perguntas desse tema:

Orar é falar com Deus, é pedir, é agradecer é parte de ter um relacionamento com Deus.
Oramos pois precisamos de Deus, precisamos que Ele nos fortaleça para a caminhada, caminhada essa que se faz na companhia dEle, é impossível caminhar com Alguém por um caminho tão longo sem se tornar amigo dEle.

 Oramos principalmente pois Deus é soberano e pela sua infinita misericórdia Ele nos concedeu o privilegio de termos um relacionamento com Ele onde ninguém precisa falar com Ele por mim, eu mesmo posso falar com o Senhor e o Único mediador entre nós é Cristo Jesus, e quando não sabemos o que falar em oração, ou quando nossa alma está tão aflita o Espírito Santo intercede por nós.


Oramos porquê precisamos de Cristo, oramos pois sem Ele não há salvação.

Nos próximos estudos abordaremos as perguntas: Qual o Proposito da oração, Como orar, Sobre o que orar.


Fiquem na paz!


Nenhum comentário